vale-do-silicio-nibble

Você já conhece o Vale do Silício, centro de inovação tecnológica?

O Vale do Silício é o berço da inovação tecnológica mundial, pois reúne uma gama de empresas como Apple, Google e Facebook. Porém, não é preciso viajar até os Estados Unidos para ter acesso a plataformas de ponta e soluções inovadoras. Você pode investir em uma equipe altamente capacitada para desenvolver tecnologias para o seu negócio.

Aqui na Nibble, por exemplo, nós criamos ferramentas para aperfeiçoar o trabalho da equipe da Renovigi e de seus credenciados. Quer saber como ter um Vale do Silício no seu negócio? Vem conferir! 👇

O que é o Vale do Silício?

O Vale do Silício fica situado na Califórnia, sendo o principal polo de tecnologia nos Estados Unidos (e no mundo). O local é o berço de muitas empresas inovadoras como a Apple, o Facebook, Netflix e o Google, servindo de inspiração para muitos profissionais de TI.

O nome surgiu da referência geográfica, pois a região é composta por um conglomerado de cidades em torno de montanhas. E Silício corresponde ao principal componente utilizado na confecção de chips e computadores.

A localidade começou a se destacar nas inovações porque abrigava muitos engenheiros e laboratórios para experimentação de produtos militares. Mais tarde, empresas de tecnologia entenderam que a região tinha baixo custo para o acesso de matéria-prima para fazer mais experimentos eletrônicos.

Todavia, o Vale do Silício ficou mais conhecido depois da participação dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e na Guerra Fria, quando mais organizações de cunho tecnológico migraram para a localidade.

O que aprender com o Vale do Silício?

É possível observar algumas características comuns às empresas do Vale do Silício, que podem ser aplicadas em negócios brasileiros. Veja!

Ideias precisam de validação

Nem sempre as ideias se transformam em boas soluções para os problemas da sociedade. Por isso, no Vale do Silício as equipes passam por diferentes estágios até chegar a uma inovação tecnológica. É preciso testar as ideias e identificar quais serão os impactos para seguir adiante. Porém, isso não significa que as empresas levam muitos anos para lançar uma solução. Elas utilizam a metodologia ágil para pensar, planejar, testar e efetivar uma ideia no menor tempo possível. 

O compartilhamento é a chave do negócio

Para conseguir inovar é necessário compartilhar. Por isso, os projetos são compartilhados entre os membros das equipes como forma de obter ideias para aperfeiçoar determinado produto ou serviço. As decisões são tomadas em conjunto, pois as pessoas trabalham com um objetivo em comum.

No Vale do Silício também é comum funcionários de sucesso deixarem uma empresa para abrir uma startup, sem que isso gere problemas. Afinal, o objetivo na região é justamente incentivar a inovação.

https://giphy.com/gifs/office-teamwork-coworkers-dSetNZo2AJfptAk9hp

A diversidade impulsiona a inovação tecnológica

O Vale do Silício valoriza a diversidade cultural. Exemplo disso é que a região recebe um imigrante a cada 28 minutos e a maior parte da população é formada por estrangeiros de diferentes países. 

Logo, essa diversidade também é considerada uma vantagem, uma vez que a região recebe pessoas qualificadas e com ideias diferentes para agregar informações. Portanto, se o seu negócio pretende inovar, vale a pena investir em uma equipe heterogênea. 😉

Como a inovação tecnológica impulsiona um negócio?

Ter uma cultura empresarial focada em tecnologia pode trazer muitos benefícios ao longo do tempo. Conheça alguns deles a seguir!

Eficiência e agilidade

As inovações tecnológicas foram feitas para resolver os problemas das pessoas, certo? Então, investir em plataformas digitais favorece o compartilhamento de ideias, acompanhamento dos projetos e uma análise de dados mais rápida e eficiente. Consequentemente, a empresa consegue definir melhor as estratégias de marketing e vendas para atrair mais clientes.

Como exemplos de ferramentas que auxiliam a ganhar essa agilidade podemos pensar em CRM (Customer Relationship Management), plataformas de automação de marketing, sistemas ERP (Enterprise Relationship Management), entre outras.

Segurança de dados

A tecnologia também traz soluções para quem busca mais segurança para os dados pessoais e da empresa. Plataformas em nuvem, por exemplo, costumam oferecer serviços de backups automáticos como forma de dar uma proteção a mais para os dados do negócio.

Muitas soluções também utilizam a criptografia para bloquear o acesso de hackers. Desse modo, a empresa não fica refém de ataques cibernéticos.

Acompanhamento de resultados

Muitas inovações tecnológicas também propiciam a coleta e análise de dados. Se usados de forma correta, eles contribuem na tomada de decisões estratégicas e aumento das vendas.

O Google Analytics, por exemplo, ajuda a medir as páginas do website que têm mais acessos. Desse modo, você pode criar anúncios ou estratégias para convencer o leitor a entrar em contato com o negócio.

Muitas ferramentas de automação de e-mail também apresentam um diagnóstico sobre aberturas e cliques nas mensagens. Logo, essas informações servem de parâmetro para guiar as ações de marketing e vendas.

Diante desses benefícios, já pensou em implementar a cultura do Vale do Silício no seu negócio? Investir na inovação tecnológica é, sem dúvida, o melhor caminho para quem deseja se manter competitivo no mercado.

Quer saber como dar o próximo passo para inovar na sua empresa? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece na área de tecnologia! 😁

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Assine e receba as novidades por email!