inovacao

Como a inovação pode ajudar a sua empresa?

Publicado em

Você já observou que todos os meses há lançamentos de produtos ou serviços ao redor do mundo? A inovação sempre fez parte do cotidiano das pessoas, mas no momento atual ela está ainda mais intensa.

As empresas de tecnologia, principalmente, estão a todo o momento estudando maneiras de oferecer um serviço melhor para os consumidores. Por quê? Quem não se preocupa em inovar corre o risco de ser esquecido em um mercado de gigantes.

Neste artigo, separamos alguns exemplos de empresas que investiram na inovação e hoje colhem os resultados de terem escolhido este caminho. Vamos conferir?

Nubank muda cenário das instituições financeiras

O famoso roxinho transformou o mercado financeiro no Brasil. Antes de o Nubank ser criado, as pessoas precisavam ir às agências bancárias para conferir um extrato da conta ou solicitar qualquer serviço. Além disso, a abertura de uma conta significava pagamento de inúmeras taxas, ou seja, a empresa estava sempre ganhando com o seu dinheiro.

O Nubank facilitou o acesso ao crédito, a comunicação com os clientes (tudo é feito pelo aplicativo) e trouxe mais transparência para as relações financeiras.

https://giphy.com/stories/how-to-b7588013-10ae

Essa inovação em um mercado tão tradicional trouxe muitos resultados positivos para a fintech: mais clientes, maior valor de mercado e a tentativa de copiar o serviço (bancos tradicionais tiveram que correr contra o tempo para segurar clientes e outras fintechs surgiram para competir com o Nubank).

Netflix revoluciona mercado de comunicação

Não faz muito tempo que você era obrigado a assistir propagandas durante um filme. Até alguns anos atrás também existiam poucas opções de programas na televisão: ou você ficava apenas com os canais abertos (Rede Globo, TV Record) ou pagava por uma assinatura mensal (que passavam dos R$100,00 e vinha com pacotes fechados e nada atraentes 🙄).

Felizmente, a Netflix surgiu para mudar a nossa relação com os programas de televisão e os canais de assinatura. Agora, com menos de R$ 50,00 por mês nós temos uma infinidade de séries, filmes e programas de televisão para escolher. E o melhor: você consegue assistir o programa do início ao fim sem um comercial! 😄

Bored Fight Club GIF - Find & Share on GIPHY

Seguindo essa lógica, a Netflix revolucionou o mercado de comunicação e gerou revolta em muitas empresas que se beneficiavam dessa “falta de opções”. A empresa investe constantemente em estudos e tecnologia para estar sempre à frente dos concorrentes, pois sabe da importância da inovação para se manter no mercado.

Enquanto isso, a TV paga vai perdendo assinantes a cada dia, pois os empresários não dedicaram o tempo em pesquisas para entender as necessidades dos seus clientes. O resultado: a Netflix está quase superando a TV paga no Brasil e muitos jovens não pensam em buscar uma assinatura com um combo fechado.

Amazon fatura muito durante a pandemia e sua inovação

As empresas que estão sempre buscando maneiras de inovar com foco no consumidor percebem o faturamento aumentar mesmo durante uma pandemia como a do coronavírus. A Amazon sempre investiu em tecnologia e já tinha robôs em seus galpões. Durante o isolamento social a companhia teve um aumento de pedidos e precisou contratar mais profissionais para atender a demanda.

A empresa demonstrou uma capacidade de atender o seu público durante um momento crucial e com isso viu o seu valor de mercado subir, ficando atrás apenas da Microsoft e da Apple.

Vale ressaltar que ela não atua apenas no e-commerce, mas também com serviços em nuvem e com streaming (e todos tiveram aumento na procura durante a pandemia)

Como você pode notar, investir em uma cultura de inovação pode ser a chave para o sucesso de um negócio. As marcas mais valiosas do mundo foram as pioneiras em seus segmentos porque souberam perceber necessidades ou desejos em seus consumidores, investiram em pesquisa e lançaram produtos ou serviços diferenciados no timing correto.

Quer saber como investir nesse caminho para chegar mais longe? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades na área de tecnologia! 😉

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Assine e receba as novidades por email!