kanban

Como usar o método kanban na sua empresa?

Publicado em

O método Kanban foi desenvolvido pela Toyota na década de 40 com o objetivo de simplificar os processos de produção da empresa. Atualmente, ele é aplicado em diferentes ambientes de trabalho para organizar as atividades e ter um controle visual das tarefas de cada colaborador.

Por que essa metodologia pode trazer benefícios para o seu negócio? Explicamos isso no artigo! Vem conferir! 😉

O que é o método Kanban?

A metodologia busca organizar as atividades dos colaboradores em cartões com prazos de entrega e indicação dos responsáveis pelas próximas etapas. Dessa maneira, o gestor da empresa consegue acompanhar a produtividade da equipe e os fluxos de tarefas a serem desempenhadas.

Geralmente, são utilizados cartões coloridos para facilitar a visualização das atividades e organização das etapas de trabalho. O método Kanban faz parte da metodologia ágil e tem se mostrado bastante útil para as empresas, pois é possível realizar reuniões curtas e objetivas uma vez que todos têm conhecimento sobre os projetos em andamento.

Como aplicar o método Kanban na minha empresa?

O método é utilizado por empresas de diferentes segmentos (talvez você até já utilize sem saber o nome). Muitas agências de publicidade, por exemplo, usam post-its coloridos em um mural para criar um quadro de atividades.

Há também plataformas online com baixo custo que ajudam a organizar as demandas do negócio. Dessa maneira, colaboradores que estão dentro dos espaços físicos e em atividades externas conseguem atualizar suas tarefas.

O Trello, por exemplo, é uma dessas plataformas fáceis de utilizar no dia a dia. Ele tem pequenos cards que funcionam no modelo arrasta e solta, aceitam a inclusão de horários e pessoas envolvidas na atividade.

https://giphy.com/gifs/producthunt-trello-cnverg-whiteboarding-3o7qDYhburuRsZm848

Há também outras ferramentas semelhantes para gestão de tarefas, como Runrun.It, Asana, Confluence e FlowUp Task.

Como usar

É bem simples de aplicar o método Kanban na empresa.  Você pode separar os cartões em diferentes etapas de trabalho. Veja o exemplo:

  1. Backlog – ideias de projetos a serem desenvolvidos no futuro.
  2. Tarefas para fazer – atividades que já foram definidas pela equipe e só estão aguardando alguém se liberar de outras demandas para colocar em prática.
  3. Em Andamento – tarefas em execução no momento. Dessa maneira, os envolvidos na atividade conseguem se reunir e trocar ideias.
  4. Fase de teste – na área de tecnologia é muito comum realizar testes antes de informar o cliente que um projeto está pronto. Por isso, pode ser criada uma coluna de testes com o objetivo de mostrar em qual etapa está determinado projeto. Isso também serve para outros modelos de negócios como indústrias, serviços que envolvem instalação de painéis solares ou ferramentas tecnológicas, entre outros.
  5. Pronto – aqui são listados todos os projetos que já foram testados e concluídos com sucesso. É interessante criar esta coluna, pois ela também serve de motivo de celebração pelos trabalhos desempenhados por todos.

Quais são os benefícios do Kanban para os negócios?

Já explicamos ao longo do artigo que o método é útil para organizar as demandas da equipe. Porém, há outras vantagens:

  • ganho de produtividade (os colaboradores ficam ociosos por menos tempo);
  • reuniões mais rápidas e mais facilidade para a tomada de decisões;
  • acompanhamento dos prazos de cada projeto;
  • melhorias na comunicação entre a equipe;
  • simplicidade de processos.

E aí, está pronto para aplicar o método Kanban na sua empresa? Aqui na Nibble nós já utilizamos e percebemos como traz benefícios para nossa rotina. Afinal, gostamos de usar a tecnologia no trabalho para termos mais qualidade e eficiência em nossas atividades. 😄

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Assine e receba as novidades por email!