Como o blockchain pode afetar a sua vida?

Publicado em

O blockchain promete transformar a maneira com que as pessoas lidam com dinheiro, contratos e outras operações. A tecnologia ficou conhecida com o lançamento dos bitcoins, moedas virtuais que não dependem dos bancos para funcionar. Todavia, ela tem muitas funcionalidades que vão além das transações financeiras.

Afinal, como o blockchain pode ser utilizado no mundo dos negócios? É sobre isso que falamos neste artigo! 😀

O que é blockchain?

A tecnologia ficou conhecida pela primeira vez em 2008, a partir de um artigo escrito por Satoshi Nakamoto que falou sobre operações comerciais realizadas virtualmente. A solução registra as informações das pessoas em diferentes blocos e cria chaves de segurança. Dessa maneira, somente quem tem essa chave é capaz de visualizar os dados.  

A ideia principal do blockchain é gerar mais segurança entre as transações realizadas pela internet, sejam elas a troca de informações pessoais ou financeiras. É como se a solução fosse um livro contábil online que registra todos os dados (lugar, horário e quem realizou a operação).

Ao longo do tempo a tecnologia se mostrou segura e confiável, e por isso muitos empreendedores entenderam que ela também poderia ser útil para outras situações do cotidiano.

Coding High Resolution GIF by xponentialdesign - Find & Share on GIPHY

Como a tecnologia do blockchain pode ser aplicada no dia a dia?

Diferente do que muitas pessoas pensam, a solução não precisa ser utilizada apenas em transações financeiras. Isso porque ela serve para registrar a operação entre duas partes, sem a necessidade de um banco ou cartório para “carimbar ou autenticar” no meio do caminho. Conheça alguns exemplos de como a tecnologia já está sendo aplicada ao redor do mundo.

Contratos inteligentes

Já imaginou poder alugar um imóvel ou fechar um acordo com um fornecedor sem precisar autenticar a operação no cartório? O blockchain promete mudar este contexto ao criar segurança e veracidade nos contratos digitais, como a contratação de seguro de vida, locações e outras demandas normais do dia a dia. Portanto, a tecnologia é o caminho para implementar uma gestão de inovação no negócio

Processos logísticos

A tecnologia também já se mostrou útil no acompanhamento em tempo real de operações logísticas das empresas ao identificar produtos do início ao fim do processo. Tudo isso garante mais transparência e segurança para os negócios.

Direitos autorais

Como controlar tudo que você cria e compartilha na web? O blockchain também é útil para criadores de conteúdo, artistas e desenvolvedores de produtos. A partir do momento em que você projeta um item inovador, por exemplo, consegue fazer o registro dele e assegurar a propriedade por meio da solução.

Transparência nas votações

A tecnologia também pode ser utilizada para evitar fraudes eleitorais em locais que utilizam votos digitais. Ela dá transparência ao processo ao registrar o voto de cada indivíduo sem que sua identidade seja identificada.

Segurança alimentar

Quer saber de onde vêm os alimentos que chegam até sua mesa? O blockchain permite isso! Empresas que investem em tecnologia conseguem rastrear todos os locais em que um produto passou, desde a saída do campo até as prateleiras dos supermercados. Isso porque a tecnologia bloqueia qualquer modificação dos dados registrados. Logo, as pessoas passam a ter mais segurança alimentar ao identificar se determinado produto foi contaminado ou não.

Já deu para perceber que o blockchain veio para ficar, certo? Portanto, o mais indicado é estudar e entender esta tecnologia para saber utilizá-la a seu favor no ambiente de negócios. 😉

Gostou deste artigo e quer saber mais novidades deste mundo digital? Assine a nossa newsletter e receba dicas semanais em seu e-mail! 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Assine e receba as novidades por email!