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Entenda como o e-mail marketing pode ajudar o seu negócio!

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Como você se relaciona com as pessoas que entram em contato com a empresa? O e-mail marketing é uma ferramenta que deve fazer parte da sua estratégia de comunicação.

Por meio dele, é possível iniciar um diálogo com potenciais consumidores, falar mais sobre a área de atuação do negócio e encaminhá-los para o processo de compra. Quer saber como usar essa ferramenta nas suas campanhas de marketing? Explicamos mais sobre o assunto a seguir! 👇

Como funciona o e-mail marketing?

O e-mail marketing faz parte da estratégia de comunicação entre uma empresa e os seus clientes (ou prospects). Por meio dele, é possível encaminhar informações relevantes sobre o mercado, novidades, ofertas relâmpagos e dicas sobre uso de determinado produto.

É fundamental compreender que o e-mail marketing não deve ser confundido com mera propaganda, feita pela compra de uma lista de contatos. Os endereços de e-mail devem ser obtidos pela empresa, que também precisa pensar em toda uma estratégia de comunicação com as pessoas para que a mensagem não seja enviada para a caixa de spam.

Como utilizar o e-mail marketing na empresa?

A seguir, separamos alguns passos que podem ser aplicados para você planejar a sua comunicação por e-mail marketing.

1.Escolha uma ferramenta de automação

Antes de iniciar o trabalho é necessário escolher a sua plataforma de automação. Ela permite o cadastro e envio de uma mensagem para diferentes e-mails ao mesmo tempo, sem que a comunicação vá parar na caixa de spam.

Há diferentes ferramentas disponíveis no mercado, como a RD Station, Mailchimp, Sendpulse, Hubspot, entre outras. O mais indicado é comparar as vantagens de cada modelo, bem como os custos para o seu negócio. 😉

2.Crie a sua lista de contatos

Para quem você enviará as mensagens? Crie maneiras de capturar os e-mails de pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços. 

Você pode lançar uma landing page oferecendo um e-book ou vídeo exclusivo para as pessoas que se cadastrarem. Um negócio que vende painéis solares, por exemplo, pode disponibilizar depoimentos de clientes ou fazer uma gravação especial mostrando como a energia solar mudou a vida de determinada família ou empreendimento. Após capturar os e-mails das pessoas interessadas você segue para o próximo passo.

3.Defina as suas metas

Quais são os objetivos e métricas que você precisa analisar para saber se a estratégia está funcionando? Antes de começar o envio do e-mail marketing é necessário estabelecer esses critérios. Algumas empresas podem entender que o sucesso da estratégia é receber 15 pedidos de orçamentos por mês, enquanto para outras será um valor X em vendas. Por isso, cabe ao gestor do negócio e sua equipe entender quais são as métricas a serem avaliadas. 

Lembre-se também de acompanhar as taxas de aberturas dos e-mails, cliques em links e pedidos para descadastramento. Tudo isso ajuda a identificar se a estratégia está funcionando ou se é necessário mudar alguns pontos da comunicação.

4.Comece a se comunicar

O terceiro passo consiste iniciar a sua estratégia de e-mail marketing ao criar uma sequência de e-mails a serem encaminhados aos clientes. O primeiro pode ser uma mensagem de boas-vindas com o link de acesso ao material prometido na landing page.

Depois, você pode encaminhar mais um e-mail com um assunto que complemente a mensagem anterior, como um conteúdo de um blog ou uma notícia que está relacionada ao seu segmento de negócio. E assim continua a comunicação, com informações relevantes que vão deixando o potencial cliente mais interessado na empresa.

Com o passar do tempo você pode encaminhar mensagens mais comerciais, com chamadas para o leitor entrar em contato ou clicar em uma oferta relâmpago. A ideia principal é criar uma gama de conteúdos que levem a pessoa a sair do estágio de topo de funil (quando conhece a empresa) até o momento da compra (quando ganha confiança e decide comprar o seu produto). 😀

Viu como é simples iniciar a sua comunicação por e-mail marketing? Você só precisa ter uma plataforma de automação, estabelecer uma conversa amigável com o potencial cliente e monitorar as aberturas de e-mail. Agora que você já sabe tudo isso, o que acha de aprender um pouco mais? Veja como ter uma gestão de inovação na sua empresa!

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