Tecnologia no trabalho: como ela pode ajudar em tempos de pandemia?

Tecnologia no trabalho: como ela pode ajudar em tempos de pandemia?

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Em tempos de pandemia do coronavírus muitas empresas precisaram se adequar rapidamente para utilizar mais a tecnologia no trabalho. Se antes apenas um computador e um smartphone resolviam toda a situação, agora foi necessário adotar diferentes plataformas digitais para contornar o cenário com atividades em home office.

Muitas empresas realizaram decisões às pressas para mudar o estilo de trabalho e gerenciar as equipes remotas, enquanto outras ainda estão se adaptando aos poucos. A verdade é que a tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia em todas as demandas: reuniões remotas, gestão de projetos e relacionamento com os clientes. A seguir, explicamos mais sobre o assunto! 👇

Tecnologia no trabalho home office

As equipes em atividades remotas podem ser muito produtivas. Você só precisa proporcionar as ferramentas adequadas para essas demandas e criar uma nova rotina dentro da empresa. Por isso, separamos algumas tecnologias que podem ser implementadas no trabalho home office.

Reuniões Remotas

Como fazer aquelas reuniões do time para alinhar metas e acompanhar os resultados? Felizmente, já temos inúmeras plataformas que possibilitam a realização de reuniões online. As mais conhecidas são o Skype e o Zoom, que apresentam versões gratuitas para o usuário testar.

Nessas ferramentas, as reuniões podem ser gravadas e você também consegue fazer o compartilhamento de tela, o que facilita muito na hora de apresentar determinado dado durante a reunião. 👨‍💻

Gerenciamento de equipes

Você não precisa ficar imaginando se a equipe está ou não desempenhando as atividades programas. A vantagem de usar a tecnologia no trabalho remoto é a possibilidade de gerenciar todas as demandas do seu computador, analisar desempenho do colaborador e até o tempo que ele levou para executar cada atividade.

Para tanto, existem plataformas específicas de gestão de equipes como Trello, Asana e o Jira. Elas permitem a inserção de cards com as atividades a serem realizadas, os responsáveis e o prazo para a execução. O Trello também possibilita a integração com a ferramenta Toggl, que ajuda a monitorar o tempo usado em cada atividade feita pelo colaborador.

Gestão de vendas

É possível vender e se relacionar com o cliente sem sair de casa? Com certeza! As plataformas de CRM (Customer Relationship Management) são as campeãs quando se trata de acompanhamento da equipe de vendas. Por meio delas, os profissionais fazem o cadastro dos potenciais clientes, registram todos os contatos feitos e o ponto atual da negociação. Entre as mais conhecidas podemos listar: Pipedrive, Agendor e Salesforce.

Pagamentos online

Também há diferentes plataformas para facilitar o pagamento online. Portanto, a sua equipe consegue realizar as vendas pelo WhatsApp ou website e mandar um link ou boleto para cobrança. Entre as principais ferramentas para essa atividade estão o PayPal e PagSeguro.

Já deu para notar que é possível usar a tecnologia no trabalho remoto e deixar a rotina da equipe ainda mais eficiente,certo? A pandemia do coronavírus provavelmente vai acelerar a adoção do uso de ferramentas para o trabalho home office, pois muitos gestores já perceberam o benefício desse modelo de atividade. O momento em que vivemos também já transformou o olhar das pessoas para os cursos online, que hoje são vistos de forma positiva. 😃

Gostou deste artigo? Aproveite que está aqui no blog e veja como as ferramentas também podem ser úteis para ter uma gestão da inovação no negócio! 😉

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