Marketing digital, por onde começar?

Marketing digital, por onde começar?

Publicado em

Mais de 70% dos brasileiros estão conectados à internet, seja pelos seus computadores ou smartphones. Os dados da pesquisa TIC Domicílios demonstram o potencial de abrangência que uma estratégia de marketing digital pode alcançar.

Se olharmos apenas para os dados das redes sociais, por exemplo, podemos identificar que o brasileiro é o povo que mais utiliza as plataformas digitais na América Latina. A pesquisa da Comscore identificou que aproximadamente 88% da população usa canais como YouTube, Facebook, Twitter, Instagram ou LinkedIn.

A partir desses números já dá para perceber que é praticamente impossível ficar de fora do mundo digital, certo? Aí surge a dúvida: como iniciar uma estratégia de marketing digital quando não se tem muito conhecimento sobre o assunto? 🤔

Foi pensando nisso que criamos este artigo. A seguir, apresentamos os primeiros passos para você começar a fazer parte deste ambiente digital. Vamos lá?

Para começar, o que é marketing digital?

O marketing digital surgiu da adaptação dos conceitos e estratégias utilizadas no marketing tradicional. A principal diferença é que ele se apropria de tecnologias para criar uma comunicação e relacionamento com o público, analisar dados e aprimorar as estratégias.

Philip Kotler, considerado o pai do marketing, já disse em seu livro “Marketing 4.0” que “o papel mais importante do marketing digital é promover a ação e a defesa da marca. Como o marketing digital é mais controlável do que o marketing tradicional, seu foco é promover resultados, ao passo que o foco do marketing tradicional é iniciar a interação com os clientes”.

Portanto, utilizar os canais digitais é uma maneira de promover a marca, gerar valor e criar um relacionamento com o público. Assim, ao longo do tempo você amplia as oportunidades de vendas no seu negócio.

Como iniciar uma estratégia de marketing digital?

Separamos algumas práticas que podem ser adotadas para deixar o processo mais simples para você. Veja!

Website e Blog

Se a sua empresa ainda não tem um website, este é o primeiro passo para começar a sua estratégia de marketing digital. A página deve informar dados sobre o negócio, como história, informações para contato, serviços realizados, entre outros assuntos. É por meio dela que muitas pessoas passarão a conhecer a sua atividade.

Caso já tenha um website, verifique se faz muito tempo que ele foi atualizado. Afinal, em um mundo cada vez mais conectado é necessário fazer mudanças após alguns anos para melhorar o SEO (search engine optimization), alterar o layout e a infraestrutura. Tudo isso ajuda a deixar a página mais atrativa para os visitantes.

Outro canal que pode ser incorporado ao website é um blog da empresa. Por meio dele, é possível criar conteúdos sobre a sua área de atuação, falar sobre os benefícios da atividade realizada pelo negócio e atrair potenciais clientes. O blog também precisa estar otimizado para os mecanismos de busca (como Google e Yahoo) para que possa ser encontrado nas pesquisas feitas pelas pessoas.

Redes Sociais

As redes sociais complementam o trabalho desenvolvido no website e blog da empresa. Por meio delas, você pode compartilhar a rotina da equipe, mostrar os serviços, apresentar depoimentos de clientes e engajar o público.

Qual rede social utilizar? Tudo vai depender do seu modelo de negócio e também dos canais mais usados pelos seus clientes e prospects. Eles gostam do Facebook e do Instagram? Então procure criar conteúdos nessas plataformas. A dica aqui é pensar em todos os temas que podem ser trabalhados e criar um planejamento mensal.

E-mail

O e-mail também é uma importante ferramenta do marketing digital. Tanto que muitas empresas (como a RD Station) já criaram plataformas de automação para facilitar o trabalho das equipes responsáveis pelo e-mail marketing

Para utilizar o e-mail de forma estratégica você pode incluir uma landing page no blog da empresa e nas redes sociais. A partir dessa divulgação, será possível receber o cadastro de pessoas interessadas em conteúdos sobre o seu nicho de mercado. Consequentemente, você terá uma lista de potenciais clientes para manter um relacionamento, transmitir informações e gerar oportunidades de vendas.

Anúncios pagos

Com o aumento de usuários nas redes sociais e as constantes mudanças nos algoritmos foi ficando cada vez mais difícil de chegar até as pessoas apenas com as publicações orgânicas (não pagas). Por isso, também é interessante investir em anúncios para ampliar o alcance da marca e atrair potenciais clientes para o negócio.

Você consegue realizar anúncios pelo gerenciador de negócios do Facebook e também pelo Google Ads. Essas plataformas permitem a segmentação do público e do horário que você deseja veicular as campanhas, o que é útil para otimizar os recursos financeiros aplicados nos seus canais.

Enfim, esses são os passos fundamentais para iniciar a sua estratégia de marketing digital. Como você pode observar, um canal funciona como complemento do outro e por isso é indicado utilizar todas as ferramentas para criar uma comunicação integrada para a sua empresa.

Gostou dessas dicas e quer saber mais sobre as ferramentas digitais disponíveis para o seu negócio? Chama a gente pelo WhatsApp ou acesse a plataforma disponível para credenciados Renovigi, onde você pode criar a sua página!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Assine e receba as novidades por email!