Entenda a importância de estar presente no mundo digital

Entenda a importância de estar presente no mundo digital

Publicado em

Ter uma presença forte no mundo digital é imprescindível nos dias atuais. Para ter ideia, 70% da população brasileira já estava conectada à internet em 2018. Os dados são da pesquisa TIC Domicílios e ainda não representavam a realidade do país em tempos de coronavírus. 

Com as mudanças nos últimos dias em função da pandemia e a necessidade de isolamento social, as pessoas mudaram o comportamento e estão mais conectadas. A partir de agora, será cada vez mais comum ouvir comentários como “comprei pela internet” ou “pedi para entregar em casa”.

Diante disso, como está o comportamento da sua empresa no mundo digital? A seguir, mostramos alguns exemplos para você ingressar neste ambiente o quanto antes! 😉

Estamos em um mundo digital

A transformação digital já faz parte do nosso dia a dia e está mudando os ambientes de trabalho e a maneira como as pessoas se relacionam. Se antes era necessário ter centenas de profissionais para executar tarefas em uma empresa, hoje a tecnologia facilita a realização de atividades repetitivas e dá espaço para os profissionais atuarem em áreas mais estratégicas. 😃

Inserir o negócio no mundo digital é imprescindível para você conseguir se aproximar de potenciais clientes e mostrar o valor do seu trabalho. Sabe aquele velho ditado “quem não é visto, não é lembrado”? Pois é, estar fora do ambiente digital é dar espaço para a concorrência se destacar e conquistar os clientes, afinal, ela consegue ser vista e lembrada por eles. 

Exemplos de soluções digitais para empresas

Se você não tem ideia de como colocar sua empresa no mundo digital, nós separamos alguns exemplos de tecnologias acessíveis para diferentes modelos de negócios. 👇

Website

A página virtual da empresa funciona como um cartão de visitas para o cliente e precisa apresentar informações relevantes sobre o negócio, como:

  • história;
  • produtos ou serviços oferecidos;
  • telefone e endereço;
  • clientes atendidos.

Por que se preocupar em ter um website? Porque a primeira coisa que as pessoas fazem depois de “ouvir falar” sobre uma empresa ou serviço é procurar informações sobre ela na internet. Sendo assim, ter uma página é uma maneira de mostrar que o negócio existe e atende os clientes com excelência.

Redes Sociais

As plataformas digitais também são excelentes canais para uma empresa se comunicar, criar um relacionamento com as pessoas e atrair clientes. O Facebook, por exemplo, tem mais de 130 milhões de brasileiros cadastrados. Já imaginou quantas oportunidades podem surgir desta rede? 🤔

O Facebook não é a única plataforma digital disponível para as empresas se aproximarem de clientes. Canais como LinkedIn, Instagram e WhatsApp também podem ser úteis para diferentes modelos de negócio.

Aplicativos

O aplicativo para smartphone é outra ferramenta do mundo digital utilizada por muitas empresas. Há quem prefira criar um app específico para o negócio como forma de vender e fidelizar clientes, mas também há opções em que você pode compartilhar o uso do aplicativo. Essa é a opção mais econômica para os negócios e ainda proporciona benefícios como:

  • manter um cadastro atualizado dos clientes;
  • reunir dados para tomadas de decisões;
  • acompanhar as vendas.

Sistemas

Os sistemas também integram as ferramentas digitais que podem ser adotadas pelas empresas. As plataformas têm o papel de auxiliar as equipes na gestão de informações.

Os sistemas de CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, têm a função de acompanhar o trabalho das equipes de vendas ao registrar todos os contatos e etapas de negociação.

Um software ERP (Enterprise Resource Planning), por sua vez, organiza os dados da organização e automatiza processos simples como a emissão de notas fiscais e o registro do estoque.

Cada tecnologia é desenvolvida com o objetivo de auxiliar os negócios em determinada atividade. Assim como há softwares para auxiliar na gestão financeira, há plataformas para vendas de produtos e cadastro de novas oportunidade de negócios. Logo, há muitas possibilidades de colocar a sua empresa no mundo digital. Pronto para iniciar esse processo? Aproveite a visita ao nosso blog e veja como ter uma gestão de inovação eficiente! 😉

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Assine e receba as novidades por email!