Como a tecnologia facilita a nossa vida?

Como a tecnologia facilita a nossa vida?

Quantas ferramentas digitais você usa no dia a dia? Já parou para pensar o quanto a tecnologia facilita a nossa vida? Quem nasceu na década de 1990 não faz ideia do que é uma vida sem um smartphone. Afinal, o primeiro aparelho deste modelo surgiu em 1994 com funções bem simples como mandar mensagens e enviar e-mails.

Com o tempo, as empresas foram aperfeiçoando os modelos e criando aparelhos mais modernos, eficientes e com capacidade de suportar variados aplicativos. E aí fica a pergunta: já imaginou como seria a sua vida e o seu trabalho sem esta tecnologia? 😮

Muito antes de surgirem os smartphones, as pessoas conseguiam se comunicar apenas com o telefone fixo de casa ou do trabalho. Os games funcionavam apenas em videogames e as pessoas armazenavam os documentos dos computadores em cd’s (e antes deles em disquetes 💾). Pois é, só por esses exemplos já deu para perceber que a nossa vida mudou muito com a tecnologia, certo?

Que tal conferir como ela facilita o nosso dia a dia? É só ficar ligado no nosso conteúdo! 👇

Trabalho Home Office

Em tempos de quarentena pelo coronavírus, muitas empresas estão testando o modelo de trabalho home office forçado. Essa é uma possibilidade que já existe há algum tempo com a conectividade com a internet 24 horas ao dia e muitos sistemas que operam na nuvem.

O home office funciona para diferentes atividades que demandam o uso de um computador e internet, como escritórios de advocacia e contabilidade, agências de publicidade, empresas de desenvolvimento de sistemas, entre outros. Logo, a tecnologia trouxe essa facilidade para muitas pessoas que não precisam se deslocar para trabalhar.

Home Office

Aprendizado sem sair de casa

Quem disse que para aprender é necessário estar na faculdade presencialmente? Há muitos cursos online em universidades. Em 2018, por exemplo, já existiam 1,5 milhão de pessoas cadastradas no Ensino a Distância (EAD) no Brasil. A tendência é esse número só aumentar porque esses cursos são mais baratos e não exigem que o aluno se desloque todos os dias para a aula.

E não são apenas os cursos de graduação que estão disponíveis no ambiente digital. Há diferentes plataformas com aulas rápidas para você aprender sobre linguagem Python, marketing, inglês e tantos outros temas. Basta escolher o que deseja aprender e pesquisar em canais como Hotmart e Udemy.

Acesso ao banco digital

Outra facilidade que a tecnologia proporcionou para as pessoas foi o acesso às movimentações bancárias pelo computador ou smartphone. Você pode até não acreditar, mas faz pouco tempo que as pessoas precisavam ir até a agência bancária para pagar uma conta e visualizar o saldo. Já imaginou se ainda fosse necessário enfrentar filas só para ter acesso a essas informações? Fica difícil até de imaginar! 🙈

Essa é uma mudança relativamente recente, pois até 2014 os apps representavam apenas 11% das operações. Havia muita desconfiança sobre a segurança dos aplicativos e também sobre a facilidade de uso dessas ferramentas. Felizmente, as empresas foram pensando cada vez mais nos usuários e desenvolveram apps incríveis.

Comunicação de qualquer lugar do planeta

Quantas cartas você mandou pelo correio no último ano? Provavelmente nenhuma, certo? A tecnologia também transformou a comunicação entre as pessoas. Agora é possível enviar um e-mail e receber uma resposta em minutos em uma empresa. Melhor ainda: você consegue encaminhar uma mensagem no WhatsApp ou marcar uma reunião pelo Skype. Simples, rápido e eficiente!

Não é mais necessário enviar uma carta e esperar semanas por uma resposta para falar com um familiar que mora longe ou resolver um problema da empresa. Também não é preciso enfrentar congestionamentos para participar de uma reunião e tomar uma decisão. A tecnologia proporciona que isso seja feito em poucos cliques.

Fotografias instantâneas

As primeiras máquinas fotográficas digitais começaram a chegar ao Brasil em 2000. Até lá era necessário utilizar um equipamento analógico e um rolo de filme, levar o material em uma empresa e esperar alguns dias pela “revelação”.

As câmeras digitais permitiram que as pessoas pudessem visualizar as imagens instantaneamente e isso já trouxe muita facilidade para a vida das pessoas. Hoje, é tudo ainda muito mais simples porque o próprio celular já faz fotos com uma qualidade incrível. Já imaginou como seriam as suas viagens sem as selfies? 😅

Inteligência nas informações

A tecnologia também facilita a nossa vida no trabalho. As empresas já têm à disposição uma infinidade de sistemas que reúnem dados importantes sobre o negócio. Por meio deles, é possível analisar o cenário atual e traçar planos para o futuro de forma rápida e objetiva.

Esses são apenas alguns exemplos de como a tecnologia facilita a nossa vida. Já imaginou como estaríamos hoje se as pessoas não se dedicassem a desenvolver soluções inovadoras para o dia a dia? Teríamos um cenário bem diferente e as profissões também seriam outras. Por falar nisso, o que  acha de conferir quais são as habilidades necessárias para o futuro?

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Assine e receba as novidades por email!