Quais são as habilidades do profissional do futuro?

Quais são as habilidades do profissional do futuro?

O mercado está mudando tão rápido com o surgimento de diversas tecnologias que até as profissões estão se moldando aos novos cenários. Um estudo da Manpower Group apontou que 65% das crianças que estão na escola terão empregos que ainda nem existem. Então, como se preparar para ter as habilidades do profissional do futuro?

Os estudos e tecnologias de robótica, inteligência artificial e energia solar trarão novas oportunidades e exigirão competências diferenciadas dos profissionais. Quer saber como se preparar para esse mercado? Vem com a gente! 😀

Atividades que devem perder espaço

Um estudo da McKinsey fez um diagnóstico das habilidades que devem estar em alta nos próximos anos e também daquelas que vão perder espaço aos poucos. A expectativa é de diminuição de 14% dos trabalhos físicos e repetitivos até 2030. 

Em contrapartida, será exigido dos profissionais habilidades cognitivas avançadas, como conhecimento em tecnologia e inteligência socioemocional. Isso porque essas são competências difíceis de serem executadas por máquinas.

O que compreende essas habilidades? A capacidade de se comunicar e ser compreendido, adaptação rápida a diferentes ambientes, criatividade e facilidade para tomar decisões para o futuro dos negócios, uso de tecnologias e a capacidade de se adequar às novas plataformas. 😃

Principais habilidades do profissional do futuro

Agora que você já conhece a perspectiva do mercado para os próximos anos, o que acha de entender melhor quais serão as competências necessárias para o profissional do futuro?

Criatividade

A criatividade é a capacidade de conectar informações que você já conhece e construir uma ideia a partir desse conhecimento. Essa é uma habilidade valorizada no mercado atual e estará ainda mais em evidência para os profissionais do futuro. Portanto, a dica é você aproveitar todos os insights e ferramentas que têm à sua volta para desenvolver essa habilidade.

Solução de problemas

O que você faz quando um problema surge à sua frente: fica apavorado ou tentar encontrar uma solução? Saber conectar informações, avaliar as possibilidades e tomar uma decisão para solucionar um problema faz parte das habilidades do futuro. 

Sendo assim, procure sair da sua zona de conforto e experimentar. Isso vai ajudá-lo a ter flexibilidade diante das situações e ideias para solucionar problemas que antes pareciam impossíveis.

Gestão e análise de dados

Os sistemas que estão no mercado já oferecem um volume de dados gigantesco para você. O profissional do futuro precisa desenvolver uma visão estratégica para identificar quais informações são relevantes para a empresa e tomar decisões a partir delas. 

Quer ver um exemplo? A empresa X lançou uma campanha de marketing nas redes sociais. O que os resultados dessa estratégia estão dizendo? Será que vale a pena continuar investindo nessa ideia ou é hora de mudar a abordagem para gerar mais vendas? 

O Facebook e o Google Ads são plataformas repletas de dados interessantes para qualquer negócio. Basta saber analisá-los para ter clareza sobre as próximas ações a serem desenvolvidas. E isso vale para outras ferramentas do mercado. 😉

Inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade que a pessoa tem de entender suas emoções e saber lidar com elas. Também é a habilidade de compreender o outro e criar empatia para almejar o resultado esperado pela empresa.

Essa é uma competência cada vez mais exigida no mercado de trabalho, pois está relacionada ao convívio social e trabalho em equipe.

Argumentação

Não é preciso ser vendedor para desenvolver habilidades de argumentação. O ambiente de trabalho exige a capacidade de negociação em diferentes momentos, seja na hora de apresentar uma ideia ou convencer a equipe a realizar determinada atividade.

Gestão de equipes

A liderança também está entre as principais habilidades do profissional do futuro. Para gerenciar pessoas é muito importante saber motivá-las no dia a dia e incentivá-las a buscar o desenvolvimento pessoal. Profissionais felizes conseguem produzir mais e trazer resultados melhores para as organizações, e o papel do líder é criar um ambiente oportuno para que isso aconteça.

E aí, não é tão difícil desenvolver essas habilidades do profissional do futuro, certo? É só continuar estudando e se manter atualizado sobre as tendências de tecnologia. 😉

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Assine e receba as novidades por email!