5 livros de desenvolvimento de software para ter na estante

5 livros de desenvolvimento de software para ter na estante

Você é da área de TI e quer ficar por dentro das melhores estratégias para conduzir os seus projetos? Então chegou ao lugar certo! Separamos uma lista com os livros de desenvolvimento de software para você ler, discutir com a sua equipe e dar aquele “empurrão” a mais no seu time.

Que tal conferir? 👇

1.Data Science do Zero: Primeiras Regras com o Python

Este é um livro para quem tem um pouco de aptidão com matemática e habilidade com programação. Com ele, você vai entender como funcionam os algoritmos de data Science.

Ele traz várias respostas às perguntas de muitas pessoas (e muitas até que você talvez nem tenha imaginado), mostra o básico de estatística e probabilidade para você saber quando usá-las no seu trabalho e ainda mostra como funcionam os princípios de aprendizado da máquina. Ele foi muito útil aqui para a nossa equipe e acreditamos que poderá ajudá-lo também!

2.Arquitetura Limpa: o Guia do Artesão Para Estrutura e Design de Software

Este é um dos primeiros livros de desenvolvimento de software que um profissional de desenvolvimento de software ou programador precisa ler. Isso porque ele pode ajudá-lo a ter mais produtividade no trabalho ao mostrar as melhores escolhas para fazer durante o processo.

O material traz aquelas dicas de ouro de quem tem anos de experiência e soluções simples para muitos desafios que você provavelmente vai encontrar pela frente. O autor, Robert C. Martin, fala sobre os paradigmas da programação, princípios essenciais do design de software e como implementar uma estrutura de alto nível para web. Não dá para perder né? 😃

Read Molly Of Denali GIF by PBS KIDS - Find & Share on GIPHY

3.Código Limpo: habilidades práticas do agile software

Talvez você já tenha percebido que até um código ruim pode funcionar, mas não é isso que você deseja para o seu cliente, certo? Pior do que fazer isso, é criar software sem código limpo. Por quê? A equipe vai perder horas e recursos para solucionar os problemas que podem surgir a partir desse código.

Novamente, Robert C. Martin quebra os paradigmas e mostra que é possível e simples criar um código limpo. O livro traz muitos exemplos de códigos e vai instigá-lo o que pode estar errado neles.

A ideia deste livro de tecnologia é ajudar os profissionais de TI a distinguir bons códigos, saber como transformar os códigos ruins em bons e ainda identificar como aplicar os melhores testes de software. Nós já praticamos essas estratégias aqui na Nibble e acreditamos que o material poderá ser muito útil para você também.

4.Microsserviços Prontos para a Produção: construindo sistemas padronizados em uma organização de Engenharia de Software

Você já percebeu que um problema muito comum é a falta de padronização de arquitetura? O livro foi criado para ajudar os profissionais na organização das demandas e padronização dos microsserviços, trazendo como exemplo a infraestrutura do Uber.

A ideia é ajudar o leitor a projetar microsserviços mais confiáveis, estáveis e escaláveis. Você ainda vai saber como criar um sistema preparado para tolerar falhas e garantir a disponibilidade. 👩‍

Coding GIF by memecandy - Find & Share on GIPHY

5.UX Design: Guia Definitivo com as melhores práticas de UX

Já explicamos neste artigo como o UX Design é imprescindível para criar um bom sistema. Muito do que sabemos sobre isso veio deste livro, pois ele traz 101 práticas para ajudá-lo a criar os princípios para guiar o trabalho de desenvolvimento. Ele ainda apresenta dicas de como realizar os testes da ferramenta, aproveitar as fontes e escolher as formas de interação.

E aí, o que achou da nossa lista com os melhores livros de desenvolvimento de software? A galera aqui da Nibble já curtiu eles e hoje coloca muitos ensinamentos em prática. Que tal fazer a leitura e contar para nós o que achou? É só deixar o comentário aqui embaixo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Assine e receba as novidades por email!