Por que analisar o suporte técnico antes de comprar um software?

Por que analisar o suporte técnico antes de comprar um software?

Você precisa contratar um sistema para sua empresa. Depois de muitas pesquisas, encontra um que cabe no seu orçamento e atende seus requisitos. Antes de fechar o negócio não se esqueça de um fator muito importante: o suporte técnico.

O atendimento da equipe de suporte faz toda a diferença quando você precisa de um auxílio em muitos momentos críticos da sua empresa. Se algum colaborador tem dificuldade para utilizar a ferramenta, é essa equipe que prestará o auxílio para ele entender o processo e dar continuidade às suas tarefas do dia.

Quer saber como avaliar a qualidade do suporte técnico antes de adquirir um software para o seu negócio? Vem conferir as dicas que preparamos para você! 👇

Importância do suporte técnico em TI

Antes de contratar um software é fundamental avaliar como é o suporte técnico de TI. A equipe de atendimento e suporte tem o conhecimento necessário para solucionar suas dúvidas ou quaisquer problemas que surgirem durante o uso da plataforma. Portanto, ao optar por um sistema não avalie apenas as funcionalidades dele, mas o atendimento como um todo.

Essa é a melhor maneira de evitar conflitos durante o uso do software, garantindo também a continuidade das suas tarefas no dia a dia. Acredite, esse cuidado vai ajudá-lo a evitar muita dor de cabeça no futuro! 😉

Afinal, fica difícil até de imaginar qual é o tamanho do prejuízo para o seu negócio ao ter uma equipe inteira parada, apenas olhando para as telas dos computadores e sem poder desempenhar suas atividades, não é mesmo? Sem contar a frustração que toma conta de todos!

Angry Fuck My Life GIF - Find & Share on GIPHY

O que não pode faltar no suporte técnico de um software

Separamos as principais dicas para você saber o que avaliar na hora de escolher um sistema para o seu negócio. Veja:

 Humanização do atendimento

A tecnologia está aí para nos ajudar de diferentes maneiras, proporcionando mais facilidade no desempenho de tarefas, conectividade e rapidez na análise de dados. Mas nada supera o atendimento humano. 😍

As pessoas gostam de ser atendidas com cordialidade, respeito e atenção. E acredite, do outro lado do telefone ou da tela do computador é possível perceber até quando o atendente está sorrindo. (É claro que o uso de emojis também ajuda! ) 😊

Por isso, antes de escolher um software para sua empresa procure conhecer como será o processo de atendimento caso você tenha algum problema ou dificuldade no uso.

The Office Work GIF - Find & Share on GIPHY

Empatia

Saber se colocar no lugar do outro também é um diferencial no atendimento ao cliente. Principalmente quando a pessoa está com dificuldade para utilizar a ferramenta que contratou.

Por isso, o suporte técnico de TI precisa utilizar uma linguagem fácil de ser compreendida por qualquer perfil de usuário. Também é essencial que os colaboradores se dediquem a entender o problema e busquem resolvê-lo da melhor maneira para o cliente.

Conhecimento técnico

Quando se fala em tecnologia não se pode esquecer o conhecimento na área de TI. Uma equipe de suporte técnico para softwares precisa estar qualificada para prestar o serviço, conhecer a fundo a ferramenta e saber explicar o passo a passo para o cliente.

Rapidez na resolução dos problemas

Uma empresa que está parada por não conseguir utilizar uma plataforma não pode ficar dias esperando por uma solução. Por isso, outro fator crucial no suporte técnico de TI é a agilidade para atender o cliente, entender sua dificuldade e solucionar a situação. Nem que para isso seja necessário envolver mais colaboradores no processo até encontrar uma resposta. Afinal, a sua empresa não pode ficar parada um dia inteiro, correto?

Frustrated Fainting GIF - Find & Share on GIPHY

Contrato SLA

contrato SLA (service level agreement) define as características do serviço adquirido pelo cliente. Nele, a empresa determina quais serão as prioridades no atendimento, dependendo da situação de urgência.

Portanto, antes de contratar um software também é indicado avaliar como funciona o contrato SLA da empresa. Essa é uma forma de se proteger juridicamente e saber o que pode ser cobrado depois. 😉

Já deu para perceber que há muita coisa para ser observada na hora de contratar um sistema e avaliar o serviço de suporte técnico de TI, correto? Essa é a melhor maneira de evitar problemas no futuro e garantir o atendimento de qualidade que você espera.

Quer saber mais sobre tecnologia? Conheça as principais tendências desse mercado para 2020!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Assine e receba as novidades por email!